Nossa História


Em 14 de fevereiro de 1932, as irmãs lançaram as sementes da presença deste Carisma Franciscano em Alagoas. Convidadas pelo Cônego Cícero de Vasconcelos, as Irmãs Ana de Nossa Senhora do Carmo, Stella da Eucaristia e Inês, fundaram em Maceió, na Praça do Centenário, Farol, a Escola Doméstica Maria Imaculada: Escola de Nossa Senhora do Amparo. A Escola de Nossa Senhora do Amparo desenvolve um trabalho participativo e integrado, procurando estar aberta às mudanças dos novos tempos, adaptando-se às realidades das famílias, dos educandos e dos educadores. Buscando formar pessoas humanizadas, solidárias, fraternas, ativas, críticas, que saibam partilhar seus bens espirituais, morais, culturais e materiais com justiça e sejam agentes de transformação das realidades sociais do mundo em que estamos inseridos. A Pedagogia Siqueirana da Educação do coração fundamenta-se no Evangelho.

A Educação franciscana do Amparo, inspirada nos ideais do seu fundador e de São Francisco de Assis, o Irmão Universal, busca desenvolver nos alunos os valores da honestidade, simplicidade, cordialidade, fraternidade, acolhimento, solidariedade e paz.

A Educação franciscana do Amparo desafia o seu tempo e propõe uma contínua revisão da prática educativa, pela contextualização dos conteúdos, valorização e respeito da pessoa humana, sua vida, suas raízes, cultura, cor, classe social, gênero, crenças e costumes; testemunhando a Fé, a Esperança e o Amor a Deus e aos irmãos e irmãs. Hoje é a única escola franciscana, em Maceió.