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Reunião de Pais e Mestres - Educação Infantil



ESCOLA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES DA  EDUCAÇÃO INFANTIL -  22/04/2013

TEXTO:  DESENVOLVER AUTONOMIA E ESTABELECER LIMITES
NAS CRIANÇAS: A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO DE PAIS
E PROFESSORES
Prof. Ms. João Roberto Franco

AUTONOMIA & INDEPENDÊNCIA

Autonomia é a condição de domínio do ambiente físico e social preservando ao máximo a privacidade e a dignidade da pessoa que a exerce. Ter maior ou menor autonomia significa que a pessoa tem maior ou menor controle nos vários ambientes físicos e sociais que ela queira ou necessite frequentar para atingir seus objetivos.

Independência é a faculdade de decidir sem depender de outras pessoas, tais como: membros da família ou profissionais especializados.
      Uma pessoa pode ser mais independente ou menos independente em decorrência não só da quantidade e qualidade de informações que lhe estiverem disponíveis para tomar a melhor decisão, mas também da sua autodeterminação e prontidão para tomar decisões numa determinada situação. Essa situação pode ser pessoal, social e econômica, daí advindo a expressão independência pessoal, social ou econômica. Tanto a autodeterminação como a prontidão para decidir poder ser aprendidas e desenvolvidas. E quanto mais cedo na vida a pessoa tiver oportunidades para fazer isso, melhor!!! As ações de pais e professores devem caminhar para níveis cada vez maiores de autonomia e independência.

APRENDER BRINCANDO
         Os brinquedos são tão importantes no brincar quanto os livros no estudar. Eles dão oportunidade a oportunidade da criança dominar e, em seguida, controlar, alguns aspectos de seu meio ambiente e mesmo criar outros mundos imaginários. Através dos brinquedos a criança se familiariza com a tecnologia complexa que encontrará na idade adulta. Os brinquedos e os jogos trazem experiências inovadoras à vida da criança e ensinam que aprender e resolver problemas pode ser divertido.
      Ao compartilhar seus brinquedos com outras pessoas, crianças e adultos, são
eles fonte de novas idéias para a vida e o brincar coletivo.

O ENVOLVIMENTO DOS PAIS NO BRINCAR

      Em geral os pais são o primeiro “brinquedo” do bebê. Ao pegar o dedo dos adultos e ao observar expressões faciais, o bebê desenvolve sua habilidade motora e visual, ao mesmo tempo que se diverte. Os recém-nascidos começam a aprender com os pais e depois com seus irmãozinhos, amiguinhos e outras pessoas. Como o bebê é também o “brinquedo” dos pais, estes, ao brincar, transmitem suas próprias personalidades.
     Durante cada fase de desenvolvimento infantil os pais externam também sua própria forma de brincar e não devem se sentir inibidos com isso. Uma vez que as nossas melhores brincadeiras são aquelas que a nós mesmos parecem mais envolventes, os pais devem brincar com os filhos de tudo aquilo que lhes agrada pessoalmente e pôr nisso todo o entusiasmo possível. Logo as crianças estarão escolhendo os caminhos a tomar e estarão refletindo seus próprios interesses e talentos. Além disso, os pais estabelecem ao brincar, uma relação mais estreita com os filhos, encontrando mais facilidade para escolher os brinquedos compatíveis com seus interesses e habilidades.
        Pesquisas mostram que as crianças que brincam mais, tanto sós como em grupos, são mais criativas que aquelas que têm pouca oportunidade de fazê-lo. As crianças que brincam regularmente com outras crianças têm notoriamente menos problemas de ajuste social quando atingem a idade adulta.

INTERAÇÃO NA APRENDIZAGEM

      A formação do aluno para se tornar autônomo e independente ocorre mediante a interação dele com outras crianças e com os adultos. A educação proporcionada pela escola assume caráter intencional e sistemático dando ênfase ao desenvolvimento intelectual, e ao mesmo tempo, não se descuidando de outros aspectos: físico,emocional, moral e social.
      A educação é um processo integral, não pode ser desenvolvido isoladamente. A educação em seu sentido amplo realiza-se através de uma multiplicidade de agências sociais e não somente através da escola.

         No caso podemos assim exemplificar: uma criança tem como tarefa colocar o lixo na rua. Ao levá-lo para fora não percebe que o saco está furado e deixa cair lixo pelo caminho, sujando a cozinha que sua mãe acabou de limpar. Ao perceber o que fez, ficará surpresa, com raiva pelo que fez, pesarosa por ter sujado o que já estava limpo, com sentimento de culpa, e tentará reparar limpando novamente. Essa experiência lhe trará a vivência de vários afetos, além do enriquecimento psíquico pela experiência da capacidade de reparação. Mas, se sua mãe, ao perceber a sujeira, disser: - Você não vê o que faz? Ao invés de ajudar você só atrapalha. Não adianta pedir nada para você. Você só erra mesmo”,  a criança  só sentirá angústia, medo, humilhação, e procurará sempre esconder seus atos. Esses sentimentos que ao invés de enriquecer, empobrecem sua vida psíquica.

COMO CRIAR CRIANÇAS AUTONÔMAS E INDEPENDENTES?

  • INCENTIVNDO-AS A APRENDER
  • DEMONSTRANDO INTERESSE PELAS COISAS DELA
  • APRENDENDO A DIALOGAR
  • TENDO TEMPO PARA BRINCAR COM SEU FILHO
  • NÃO SE EXIMINDO DA TAREFA E DA RESPONSABILIDADE DE SER PAI E MÃE.




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