Nossa Padroeira


NOSSA SENHORA DO AMPARO é a Padroeira da Congregação. Sua devoção tem origem na antiguidade, na cidade de Lamego, Portugal, por causa de uma imagem da Virgem do Amparo, atribuída ao ex-fariseu Nicodemos, que aderiu à Igreja nascente após a ressurreição de Cristo.
A invocação a Nossa Senhora do Amparo tornou-se popular na velha Lusitânia, entre os marujos que, em suas longas e perigosas travessias, imploravam a proteção e o amparo de Maria, ao enfrentarem as tempestades e os riscos do oceano desconhecido.

No Brasil, o primeiro templo dedicado à Nossa Senhora do Amparo foi construído em Olinda, em 1617.

O Padre Siqueira, neto de Francisco Antonio de Andrade, que pertencia à colônia portuguesa existente em Jacareí, Estado de São Paulo, ao fundar sua Instituição de Caridade, em Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, em 1871, deu o nome de Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo, assim como o nome da Congregação dedicada à educação de crianças pobres.

Na verdade, o amparo de Maria está presente em nossos momentos de dor, de aflição e de alegria. Ela está junto à cruz de cada um de nós, seus filhos. Ela é o amparo das crianças, dos jovens, dos pais e de cada um de nós.

Nossa Senhora do Amparo, rogai por nós.